.jpeg)
SOBRE A NOSSA CASA
Somos descendentes da grande corrente de Xangô, a sétima casa fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Nossa história começa no dia 13 de maio de 2004, quando o Caboclo Rompe Mato, por orientação de Oxóssi Mata Virgem, decide fundar a Macaia com o propósito de seguir em sua missão de manifestação do espírito para a prática da caridade.

QUEM SOMOS
NOSSAS ORIGENS
No dia 15 de novembro de 1908 deu-se o início do movimento religioso denominado Umbanda – manifestação do espírito para à pratica da caridade.
A casa de trabalho espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como Maria acolheu o filho nos braços, também seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto.
Iniciou-se a missão do Caboclo das Sete Encruzilhadas, que fundou assim a doutrina da Umbanda nesta terra.
Dez anos após a fundação da Tenda Nossa Senhora da Piedade, o Caboclo das Sete Encruzilhadas declarou que iniciava a segunda parte de sua missão: a criação de sete templos de Umbanda, que seria o núcleo do qual se propagaria a religião da Umbanda.
Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia, com Durval de Souza, Rua Camerino, 59, Rio de Janeiro - 1918
Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, com Leal de Souza.
Tenda Espírita Santa Bárbara, com João Aguiar.
Tenda Espírita São Pedro, com José Meireles, Praça 15 de Novembro, sobrado, Rio de Janeiro
Tenda de Oxalá, com Paulo Lovois, Av. Presidente Vargas, 2567, Rio de Janeiro.
Tenda Espírita São Jorge, João Severino Ramos, Rua Dom Gerardo, 45, Rio de Janeiro.
Tenda Espírita São Jerônimo, com José Álvares Pessoa (Capitão Pessoa), Rua Visconde de Itaboraí, 8 - Rio de Janeiro -1935
Em 07 de outubro de 1954 – Lilia Ribeiro, Médium de Oxóssi Mata Virgem guia integrante da Tenda Espírita São Jerônimo, a Grande Corrente de Xangô, fundou a Tenda Nossa Senhora do Rosário, que mais tarde no dia 23 de abril de 1965 tornou-se então a Tenda de Umbanda Luz, Esperança, Fraternidade - TULEF.
Em 1991, Oxossi Mata Virgem entregou a direção dos trabalhos espirituais da TULEF ao Caboclo Rompe Mato.
No dia 13 de maio de 2004, o caboclo Rompe Mato, por orientação do Oxóssi Mata Virgem decidiu fundar a Macaia – Tenda de Umbanda, com um propósito específico, continuar avante a missão que já era lhe confiada – a manifestação do espírito para a prática da caridade. Assumimos a responsabilidade de formatar uma nova missão, fomos obrigados a entrar em contato mais intimamente com as nossas próprias raízes, nossos fundamentos, nossa fé e, com isso, nos fazermos mais fortes. Nos fazermos umbandistas não de nome, mas de sentimentos. A nossa missão, a missão dos filhos de Mata Virgem, a missão dos filhos de Rompe Mato, a nossa missão é fazer da Umbanda um caminho legítimo para o contato do homem com o divino, representado pelos guias e pelos orixás; a nossa missão é permitir o contato do ser humano consigo e garantir a todos a fé em si mesmos; a nossa missão não é prometer o céu, mas lembrar o seu caminho e dar a mão a quem precisar de ajuda para enxergá-lo.
A MACAIA – Tenda de Umbanda, assumiu a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos da Grande Corrente de Xangô, fundada por Zélio de Moraes e entregue a direção à José Álvares Pessoa, o capitão Pessoa.
Somos uma família disposta a abraçar essa comunidade com todo amor que pudermos oferecer. Não pensamos em ser os melhores, mas pensamos, todos os dias, em sermos o melhor que pudermos ser. Obrigado pela companhia, pela fé, pela lealdade e pelo carinho conosco e com todos os nossos guias.
Lilia Ribeiro desencarnou no dia 23 de abril de 2006, deixando de estar à frente da direção dos trabalhos da TULEF. Assim assumimos ainda mais a responsabilidade de levar avante a nossa Umbanda, como seguidores diretos do Caboclo das Sete Encruzilhadas. O meu abraço fraterno, Salve Xangô, Salve a nossa Macaia.
Saravá Umbanda!